Rss Feed
  1. Dezembro

    18/12/2008

    XVII Desafio
    Tema: Dezembro
    Período para votação: 19 a 21 de Dezembro

    Por Lyani

    De alguma forma aquela agitação nas ruas, nos correios, nas lojas, desenhavam um pequeno sorriso no canto de seus lábios. Havia um brilho a mais em seus olhos, e eram as pequenas luzes nas árvores, sacadas, janelas, que piscavam incessantes. A data ainda estava longe, mas parece que a alegria daquele momento, embora errônea e fora de foco, já começava a inspirar as pessoas desde os primeiros dias de dezembro. Podia até dizer ─ e dizia ─ que não gostava muito daquela época, mas no fundo, apesar daquela tristeza que dezembro sempre trazia, gostava da cidade enfeitada, das luzes piscando, do clima ameno e familiar, das ruas abarrotadas, do trânsito. De um modo inexplicável aquela magia, que tantos diziam existir, também a contaminava.

    Aprendeu muito cedo a não acreditar em Papai Noel, e muito cedo perdeu grande parte da magia que aquele mês porporcionava. Depois, com o tempo, foi entendendo a realidade daquela época, o capitalismo, as vendas, as festas que não tinham em momento algum o intuito de lembrar ou celebrar o real motivo de tornar dezembro um mês especial. Sem contar a canseira do ano todo de trabalho, as contas se acumulando, o 13º usado pra comprar presentes e pagar as contas e um pouquinho para ajudar no IPVA e IPTU e outras tantas em janeiro. Contas ótimas para dar as boas vindas ao novo ano. E tudo isso aliado ao fato de ser o mês em que efetivamente inicia-se o Verão.

    Ah, o terror do Verão. Ao contrário de muitos, nunca gostou dessa estação extremamente intensa e calorosa. Gostava muito mais do inverno, embora sua estação preferida fosse o Outono. Mas ainda assim, dezembro lhe trazia um sorriso tímido aos lábios e lembranças doces. Aquele bolo de carne moída de sua avó feito apenas para o almoço do dia 25, a árvore de Natal tirada daquela caixa em baixo da cama e montada entre carinhos e risadas, o stress das luzes que depois de colocadas nas janelas não funcionam, o sentimento de final de ano e tarefa cumprida, os amigos secretos e suas surpresas, o farfalhar dos embrulhos de presente, as cores verde e vermelho que se sobressaem em tudo.

    Dezembro, um mês de sentimentos contraditórios; um mês como todos os outros e no entanto, Dezembro.

  2. 6 comentários:

    1. Eu gostei, Lyani!
      Traduziu bem o mês.
      A realidade dos presentes, do capitalismo e das contas.
      E eu também não gosto do verão, prefiro o outono e o inverno, apesar de ter nascido em dezembro.
      Mas realmente não foi o seu melhor texto... ;)
      Beijos

    2. Provavelmente a culpa é de Dezembro... eh eh eh

    3. Vivi disse...

      Bela narrativa que conta muito a experiência humana de quem vivencia a època sob o viés do personagem. Com delideza, o texto expõe sua crítica. Um tapa com luva de pelica, digamos.

      Beijos

    4. Cris disse...

      Ly,
      Concordo com a Vivi, sua crítica foi bem suave, mas, foi um texto crítico.
      Ah!!! Dezembro!!!!!!!!

      Bjs

    5. disse...

      Ly,

      O seu texto caracteriza o sentimento que nos envolve nessa época do ano. Tem um "quê" melancólico e nostálgico.
      De certa,os textos da rodada estão impregnados destes elementos.
      Como você mesmo disse no desfecho da sua produção:"Dezembro, um mês de sentimentos contraditórios; um mês como todos os outros e no entanto, Dezembro"
      Concordo plenamente!

    6. Anônimo disse...

      Eu adoro o mês de dezembro, apesar da perda do sentido original dessa época do ano.
      Que escreves muito bem já não é novidade :)
      Parabéns, forte abraço.